Dia Da Escola-Atividades Diversas


MUDANÇA DE PENSAMENTO
A estrutura da escola continua a mesma dos seus primórdios. Um prédio, dividido
em classes, para onde vão as crianças. Nas classes, carteiras e lousa. Segundo a
pedagoga Mônica, o que realmente mudou ao longo dos séculos foi o pensamento das
pessoas que fazem e frequentam a escola. A função básica do estabelecimento de
ensino hoje é social e de transmissão cultural. Deixou de ser o centro de
transmissão de conhecimento para se tornar responsável pela manutenção de
valores e normas de conduta. As crianças passam muito tempo na escola e
é lá que os alunos aprendem as formas de se relacionar.
O conceito de transferir para a escola a responsabilidade de cuidar das crianças foi
disseminado no período da industrialização que ocorreu no século XVIII, na Inglaterra e no século XIX, no resto da Europa, Estados Unidos e Japão.
Nesse período, a ênfase era para crianças em idade de Educação Infantil.
Porém, as creches não tinham caráter didático, mas de assistência social, de
guarda.
Apenas na década de 1980 é que foi iniciado um movimento
para reorganização da educação infantil com caráter pedagógico.
E o grande questionamento de hoje é sobre o papel do professor.
Afinal, ele é pressionado por todos os lados: pelos alunos, pelos pais, pelos
diretores.
Atualmente, o acesso à informação foi disseminado;
porém, segundo Mónica, isso não quer dizer acesso
ao conhecimento. Quando começaram os avanços da
informática chegou-se a ser aventada a hipótese de que o computador
substituiria o professor. Nada disso aconteceu. “A relação face a
face entre as pessoas no espaço escolar é fundamental”, garante a pedagoga.
“Seja um grupo de professores, grupo de alunos ou professores com
alunos. Há toda uma cultura própria da escola de reunir pessoas que se relacionam. Nos processos de construção de conhecimento é que pode haver
transformações”, disse. Mas as crises de alteração que vive a escola são
normais uma vez que a educação é feita de conflitos. Apesar de ter uma estrutura que se
modificou muito pouco e lentamente ao longo de sua história,


“a escola deve persistir ainda por muito tempo”, afirmou a pedagoga Mónica Cukierkorn.


A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros.Além do mais, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade.  



Durante todo o nosso crescimento, precisamos de um referencial e essa é uma das principais funções da escola. Cada fase do aluno, novas necessidades e capacidades devem ser exploradas e para isso, a escola deve dispor de uma gama de profissionais como orientadores educacionais, professores e psicólogos. Infelizmente, a educação no Brasil ainda não está satisfatória, apesar de índices cada vez mais positivos. Há um aumento da taxa de alfabetização, aumento do número de alunos que completam o nível superior, novas escolas de ensino fundamental foram construídas e há uma queda no índice de evasão escolar. Autor: Juscelino Tanaka (Brasil Escola)





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