Ficha de Avaliação de Português 6.º Ano

  1.  ISAAC NEWTON Isaac Newton, podemos dizer, era um menino apaixonado. Apaixonado pela vida, pelas estrelas, pela Lua, pelo Sol, e pelos planetas. As pessoas viviam a pensar que ele, de tanto olhar para o céu, vivia mesmo era no mundo da Lua! Mas a verdade é que a sua cabecinha não parava de pensar, e o que ele gostava mesmo era de inventar. Lançar o papagaio, para ele, era um dos seus maiores prazeres. E a brincar, ele estudava o céu. Mas quando não tinha a lua cheia e a escuridão tomava conta de tudo, lançar o papagaio não tinha a menor graça. Numa dessas vezes, parou para pensar e teve outra das suas grandes ideias. Pegou num papagaio e nele amarrou uma lanterna. Devagarinho foi empinando, empinando até que só conseguia ver aquele pontinho de luz que fazia mil piruetas pelo céu fora. E ele achou lindo! Mas os vizinhos, que não sabiam desta sua experiência, começaram a gritar, cor- rendo para todos os lados, achando que aquela luz do céu era um cometa que estava a cair! Até explicar tudo, foi uma grande confusão. E, assim, Newton foi crescendo em volta dos estudos, experiências e descobertas. Para conseguir observar as estrelas, que tanto apreciava, Newton acabou por inventar o telescópio, que foi muito útil para conhecer melhor o movimento dos planetas e o sistema solar. Ele costumava passar horas no jardim a fazer bolhas de sabão. Os vizinhos, que já o conheciam, achavam que ele era mesmo maluco, andando para lá e para cá, não tirando os olhos daquelas bolhinhas. Mas, de tanto olhar para o colorido delas – que vinha do Sol – ele acabou por descobrir que a luz solar é composta pelas cores do arco-íris. PENSAR. Esta era a sua palavra mágica! E foi assim que ele fez a grande descoberta da sua vida… Newton adorava descansar debaixo de uma macieira frondosa, perto da sua casa, que lhe dava sombra para o seu descanso e frutos para o seu estômago. Ele, que já nasceu curioso, ficou a pensar porque é que, sempre que uma maçã caía no chão, ela não voltava para cima. Isto não saía da sua cabeça. Qual seria a explicação? De repente, PLOC! Uma maçã caiu diretamente em cima da sua cabeça e ele descobriu a resposta: «Existe uma força que não deixa a maçã subir! É isso!», pensou entusiasmado. «É esta mesma força que faz a Lua não se afaste nem se aproxime da Terra!» E desta maneira ele descobriu a força da gravidade! Notícias Magazine, Terra do Nunca (Revista do Diário de Notícias) ESCOLA BÁSICA DA VENDA DO PINHEIRO Ficha de Avaliação de Português 6.º ano Classificação Nome ___________________________________ _________________ N.º ____ Turma _____ Data ___/___/________ Professora Enc. Educação ____________________________________ ______________
  2. 2. LEITURA Lê com muita atenção o texto e responde ao que te é pedido, seguindo as orientações dadas. 1. De que trata o texto? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 2. Quais eram as paixões de Isaac Newton? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 3. Com que finalidade observava ele os astros? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 4. Ele adorava lançar o seu papagaio de papel. Por que razão “não tinha a menor graça” lançá-lo quando tudo estava escuro? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 5. Que experiência decidiu Newton fazer com o papagaio? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 6. Transcreve do texto a frase de Newton que revela que ele gostou do resultado dessa experiência. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 7. Os vizinhos reagiram de maneira diferente a essa experiência. Porquê? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 8. Newton acabou por inventar o telescópio. Com que finalidade? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 9. Se tantos meninos já tinham brincado fazendo bolhas de sabão e não tinham descoberto que a luz solar era composta pelas cores do arco-íris, como explicas que tivesse sido Newton o primeiro a descobri-lo? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 10. Transcreve do último parágrafo a frase que nos informa da grande descoberta da sua vida. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 11. Identifica o recurso expressivo presente em… a. “… foi empinando, empinando” (l. 14): _____________________________________________________ b. “De repente, Ploc!” (ls. 33-34): ___________________________________________________________ 12. Assinala com X as quatro opções que completam a frase de acordo com o sentido do texto. Podemos concluir que Isaac Newton era… a.  estudioso. b.  desleixado. c.  preguiçoso. d.  curioso. e.  distraído. f.  observador. g.  indiferente. h.  inventivo.
  3. 3. 13. Preenche a caixa seguinte com as informações pedidas. Nas questões de múltipla escolha, assinala com X a opção adequada. 13.1 Publicação da qual o texto foi retirado ___________________________________________ 13.2 Modo literário: a.  narrativo b.  lírico c.  dramático 13.3 Discurso: a.  prosa b.  verso 13.4 Contexto: a.  ficção b.  não ficção 13.5 Género literário: a.  conto b.  diário c.  biografia d.  autobiografia CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA 1. Identifica as duas palavras polissilábicas ou polissílabos que se encontram na frase abaixo e faz a divisão silábica. E, assim, Newton foi crescendo em volta dos estudos, investigações e descobertas. (l. 19) Polissílabos _____________________________________ e _______________________________________. 2. Identifica os processos de formação das palavras que te são apresentadas. Processos de formação de palavras a. cor de laranja b. passatempo c. lua-cheia d. escuridão e. ajoelhar f. arco-íris g. injustamente h. entusiasmados 3. Lê a frase e transcreve uma palavra pertencente a cada uma das classes e subclasses pedidas. Num primeiro contacto com o que o rodeava, Newton pôde aprofundar novos conhecimentos e fazer descobertas muito importantes. a. nome próprio: ___________________________ b. nome comum: ___________________________ c. adjetivo qualificativo: _____________________ d. adjetivo numeral: ________________________ 4. Completa a tabela. Adjetivos Grau normal Grau superlativo absoluto sintético a. curioso b. antigo c. famoso d. bom e. sábio f. pobre g. célebre h. grande i. doce j. amigo
  4. 4. 5. Identifica e indica o grau do adjetivo usado em cada uma das frases. a. Lisboa é a cidade mais populosa de Portugal. ________________________________________________ b. Charlot foi um ator muito popular. _______________________________________________________ c. O Pedro é tão alto como o João. ________________________________________________________ d. Este peixe está menos saboroso do que aquele. _______________________________________________ e. O João é alto. ________________________________________________________________________ f. A Teresa é a menos estudiosa da turma. _____________________________________________________ ESCRITA O texto dá a conhecer curiosidades da vida de Isaac Newton. Será que ele tinha um diário secreto onde ia contando a sua vida dia após dia? Imagina que eras Newton e escreve o que poderia ser uma página do seu diário (de 15 a 18 linhas). Inclui: o local e a data (1ª linha); um acontecimento especial a ser narrado; a expressão de sensações; expressão de sentimentos ou estados de espírito. Lembra-te que o texto deve ser narrado na 1ª pessoa e que deve ter uma conclusão. 1. ___________________________________________________________________________________ 2. ___________________________________________________________________________________ 3. __________





    _________________________________________________________________________ 4. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue