Mensagens

Matemática 5ºAno - Potências

Imagem
 O aniversário do João:Então João, Acho que o Tiago ficou chateado comigo porque o que é que não lhe dei um convite para o meu aniversário…se passa? vou fazer-lhe uma surpresa… Foi a professora Qual de surpresa?! matemática que me ensinou. Queres ver? 2. Então, quantos convites vai receber o Tiago?? Vou oferecer ao Tiago dois envelopes azuis e grandes. Cada envelope azul com dois envelopes amarelos pequenos. Cada envelope amarelo com dois convites 3. Quantas convites recebeu o Tiago? 2 Nº de envelopes azuis 2×2 Nº de envelopes amarelos 2×2×2 Em cada envelope amarelo estão dois Nº de convites convites. O Tiago recebeu 2×2×2 = 8 convites. 4. Potência de base e expoente natural 3 2×2×2 = 2 Potência Produto de 3 Expoente factores iguais 2 Base Potência: É um produto de factores iguais. Base: É o factor que se repete. Expoente: É o número de vezes que o factor se repete. 5. Os números quadrados 6. Observa agora os cubos A, B e C:Com quantos cubos pequenos foi feito cada um deles? 7. 

Fichas de Avaliação Estudo do Meio_3.º Ano

Imagem
Assinala com V F as falsas. O arquipélago da Madeira é formado pelas ilhas da Madeira e de Porto Santo e pelos ilhéus Desertas e Selvagens. O arquipélago dos Açores é formado por seis ilhas. A bandeira nacional e o hino nacional são símbolos dos concelhos e das freguesias. 4. Liga 5. O chafariz do Carmo foi construído em 1769. Assinala essa data na linha do tempo. 5.1 Em que década foi construído? 6. Pinta na linha do tempo o período correspondente à década de 90. 6.1 Pinta o ano em que nasceste. Governo regional e Assembleia Regional Câmara Municipal e Assembleia Municipal Junta de Freguesia e Assembleia de Freguesia Concelhos Freguesias.

Caderno de Atividades - 8º Ano - Matemática

Imagem
 Caderno de Atividades - 8º Ano - Matemática - 2º Bimestre7“O estudo é glorioso, primeiro porque purifica os costumes dos homens,segundo porque proporciona o benefício da cultura." Cassiodoro1. Grandezas e Medidas1)Determine a medida do complemento dos ângulos cujas medidas são:a) 30° ___________ b) 50° ___________ c) 15° ___________ d) 67° ___________2)Determine a medida do suplemento dos ângulos cujas medidas são:a) 120° ___________ b) 43° ___________ c) 30° ___________ d) 95° ___________3) Utilizando o transferidor, meça e classifique os seguintes ângulos:a) b)Medida: ______________________ Medida: _______________________Classificação:__________________ Classificação: __________________c) d)Medida: ______________________ Medida: _______________________Classificação:__________________ Classificação: __________________4) Calcule as medidas desconhecidas dos ângulos das figuras abaixo:a) 2x + 25° b)4xx – 5° xx = ________________ x = __________________c) d)x + 15°48°3x - 5° xx = __

Ficha de Avaliação Mensal E.Do Meio 2º Ano

Imagem
Escreve o nome de cada um dos meios de transporte representados. __________ ___________ ____________ __________ __________ __________ _________ ________ Faz um círculo à volta de cada meio de transporte que existe em Chaves. Observa e responde. Quem faz subir o Quem segura o Quem faz mover os 2. balão? ___________ pára-quedas? ____________ barcos à vela? ____________ Consegues ver o ar?  Sim  Não E senti-lo? Sim Não Observa Na figura pinta os itinerários: De casa para a escola: amarelo De casa para o supermercado: azul De casa para a livraria: vermelho De casa para o jardim: verde Os transportes podem andar pelo ar, pela terra e na água. Escreve o nome do tipo de transporte para cada um como no exemplo. 3. Transporte terrestre _____________ _______________ ______________ _____________ _____________ ______________ ______________

Gramática Revisão

Imagem
 Classificação de palavras quanto ao número de sílabas O que é? Exemplos Palavras com 1 monossílabo pé, pá, um sílaba Palavras com 2 dissílabo lupa, mala, bola sílaba Palavras com 3 cabana, escola, trissílabo sílaba mochila Palavras com 4 polissílabo serenata, televisão sílaba Classificação de palavras quanto à sílaba tónica.Lembras-te dos dois amigos? O A P U E G A sílaba tónica Antepenúltima Penúltima Última classificação Esdrúxula Grave Aguda 2. fábrica escola romã Tipos de Texto Quando falamos, estamos a produzir um texto oral. Quando escrevemos o que dizemos ou pensamos, estamos a produzir um texto escrito. Tipos de texto escrito O texto é formado por parágrafos. Estes podem ter um ou mais períodos (frases). Em cada parágrafo escrevemos ideias Prosa relacionadas com o mesmo aspecto. Se se tratar de uma história, cada parágrafo corresponde a um momento dessa história. Nos textos escritos em poesia cada linha corresponde a um verso. Os versos Poesia organizam-se em grupos aos quai