Gramatica 5ºAno

  1. Ano Adjectivo Borrachas, sabes o que são adjetivos?Sei pois. Adjetivos são palavras que caracterizam ou qualificam o nome (as pessoas ou os objetos a que se referem.A menina tem cabelo longo , esverdeado ; olhos roxos , grande se redondos ; os seus pés são minúsculos .Deves também saber que os adjetivos variam em gênero , número e grau e concordam sempre com o nome a que se referem.Em gênero e número?Sim!FLEXÃO EM GÊNERO (masculino e feminino) : A maior parte dos adjetivos apresenta uma forma para o masculino e outra para o feminino e, por isso, são denominados de adjetivos biformes quanto ao gênero .
  2. 2. Exemplo:A menina é bonita .O menino é bonito .Há, no entanto, adjetivos que apresentam apenas uma forma para o masculino e feminino , e, por isso, são denominados adjetivos uniformes quanto ao gênero .Exemplo:A menina está triste .O menino está triste .FLEXÃO EM NÚMERO (singular e plural) :Quanto ao número, os adjetivos também podem ser:Biformes , quando têm uma forma para o singular e outra para o plural, e Uniformes , quando têm uma só forma para o singular e para o plural.Exemplos:Biformes:A menina é bonita .As meninas são bonita s .
  3. 3. Uniformes:É uma menina simples .São meninas simples .E o grau? Que conversa é essa?O GRAU mostra a intensidade da qualidade ou do estado que é dada pelo adjectivo.Dá uma espreitadela no quadro que se segue: Normal (caracteriza Os professores são simpáticos . ou qualifica simplesmente o nome) Superioridade (mais…do que) A Ana é mais simpática do que a Vanda.Comparativo (compara a Igualdade mesma (tão… como)característica ou qualidade A Ana é tão simpática como a Raquel. em seres diferentes) Inferioridade (menos…do que) A Vanda é menos simpática do que a Ana.



































Comentários

Mensagens populares deste blogue